A data de 25 de Abril de 1974 marca o fim do regime salazarista em Portugal. Também conhecida como a Revolução de 25 de Abril, Revolução dos Cravos ou a Revolução de Abril, refere-se a um evento da história que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933 no país, iniciando um processo que culminaria com a implementação de um regime democrático, marcado por forte orientação socialista.

O movimento confiou a direção do país à Junta de Salvação Nacional, que assumiu os poderes dos órgãos do Estado.

Dois anos depois, a conjuntura política já se encontrava mais estabilizada, e uma nova constituição democrática acontece a 25 de Abril de 1976, mesmo dia das primeiras eleições legislativas da nova República.

Na sequência desses eventos, foi instituído o feriado nacional no dia 25 de abril, em Portugal, denominado como “Dia da Liberdade”.

O filme Capitães de Abril, que você assiste na íntegra abaixo, é um retrato desta Revolução que mudou para sempre a história portuguesa. Naquela madrugada, em 1974, o Rádio Clube Português emite a célebre e interdita canção de Zeca Afonso, Grândola, Vila Morena. Trata-se um código combinado com o clandestino Movimento das Forças Armadas que nessa madrugada levou um grupo de capitães a executar um golpe de estado e acabar com o regime do Estado Novo.

Você também pode gostar de:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x